Perguntas frequentes

O período da promoção é de 07/03/2022 a 30/05/2022. Você pode se cadastrar entre 07/03/2022 a 21/05/2022, a qualquer momento, dentro do período de participação na promoção. É importante lembrar que poderão se cadastrar apenas os clientes que efetivarem o pagamento de suas contas de luz da Cemig por meio do QR Code do PIX Cemig, ou débito automático, através de qualquer instituição de pagamento. Também é possível receber um número da sorte extra caso o cliente já seja cadastrado ou se cadastre para receber a conta por e-mail.

Para participar, os clientes que efetivarem o pagamento de suas contas de luz da Cemig por meio do QR Code do PIX Cemig, ou débito automático, através de qualquer instituição de pagamento, devem acessar o site www.cemig.com.br/contacompix e fazer o cadastro na promoção do dia 07/03/2022 até as 23h59 do dia a 21/05/2022. Também é possível receber um número da sorte extra caso o cliente já seja cadastrado ou se cadastre para receber a conta por e-mail.

Para efetivar a participação, o cliente deve acessar o site www.cemig.com.br/contacompix no período compreendido entre 00h do dia 07/03/2021 e 23h59 do dia 21/05/2022, e realizar um cadastro pessoal onde deverá informar, obrigatoriamente, os seguintes dados: Nome completo do titular da conta; CPF, CNPJ ou RANI; número do cliente; telefone celular do titular da conta e e-mail do titular da conta.

Após, o cliente deverá informar os dados da(s) conta(s) paga(s) com PIX ou débito automático: número da instalação e mês de referencia da conta de luz. Ele também poderá informar caso já seja cadastrado ou cadastre-se para receber a conta por e-mail e receber um número da sorte extra.

Será permitida a participação de mais de um número de instalação e número de fatura por CPF/CNPJ ou Rani cadastrado. Para tanto, o cliente deverá fazer o cadastro pessoal com seus dados e poderá participar com todos os números de instalação e de fatura que ele tiver no seu nome (com o mesmo número do cliente) e que se enquadrem nos critérios da promoção.

Ao cumprir as regras do Regulamento e cadastrar sua conta de energia paga com PIX, o cliente participante receberá o número da sorte referente à instalação da fatura paga. Quanto mais contas de luz o cliente pagar usando o QRCode do PIX Cemig ou débito automático, mais chances de ganhar no sorteio o cliente terá.

Importante: o cliente participante deverá estar com a conta Cemig cadastrada em seu nome. Locatários deverão, previamente, alterar a titularidade da conta para, assim, participar da promoção.

Esta Promoção é válida no estado de Minas Gerais, sendo permitida a participação de todos os consumidores pessoa física (titular da conta) maiores de 18 (dezoito) anos residentes e domiciliados no estado de Minas Gerais e consumidores pessoa jurídica (titular da conta) atendidos no nível de tensão de 220V (Grupo B), que preencherem as condições de participação estabelecidas no regulamento.

O cliente participante titular da conta de luz deverá estar adimplente junto a Cemig na data do sorteio para devida contemplação na promoção, caso contrário o número da sorte concedido será desclassificado. Entende-se por adimplente, o consumidor que não tiver nenhuma conta junto a Cemig em aberto e vencida no dia do sorteio.

Não poderão participar da promoção menores de idade, funcionários da Empresa Promotora, bem como das agências envolvidas diretamente, os Diretores e Acionistas da Cemig ou de suas concessionárias. Também não poderão participar clientes Pessoa Jurídica que não sejam atendidos no nível de tensão de 220V (Grupo B), consumidores que realizarem a criação de cadastro em nome de terceira pessoa ou utilizarem conta de energia Cemig em nome de outras pessoas, clientes que não estejam adimplentes na data do sorteio e em caso de suspeita de fraude, cuja a responsabilidade tenha sido imputada ao cliente, nos 12 meses anteriores ao sorteio.

O cliente que possuir contas de luz vencidas e não pagas, ou débitos de qualquer natureza junto à Cemig, fica impedido de receber a premiação caso seja contemplado nos sorteios da promoção.

Ao realizar o pagamento das contas de energia Cemig por meio de QR Code PIX, ou na modalidade débito automático em conta, durante o período de participação na promoção, será gerada pelo sistema a quantidade de Números da Sorte a que fizer jus o cliente para concorrer no respectivo sorteio, a ser realizado de acordo com a Extração da Loteria Federal, nos termos do regulamento. O cliente também poderá receber um número da sorte extra caso já seja cadastrado ou se cadastre para receber a conta por e-mail, e cadastre esta informação no site da promoção.

O site da promoção está otimizado para utilização em navegadores modernos. Se está tendo dificuldade no preenchimento de seu cadastro pessoal ou no cadastro de produtos, sugerimos que utilize um desses navegadores ou atualize a versão que está instalada em seu computador, notebook, celular ou tablet (veja exemplos abaixo).

Computadores e notebooks: recomendamos utilizar os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox, pois têm uma forma de atualização automática. Mas, se for utilizar o Safari ou o Explorer, sempre se certifique de ter a versão mais atual. Para o Explorer, você deve utilizar a partir da versão 11.

Tablets e celulares - para Android e iOS: recomendamos utilizar os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox, pois têm uma forma de atualização automática. Mas, se for utilizar o Safari ou o Explorer, sempre se certifique de ter a versão mais atual. Para o Explorer, você deve utilizar a partir da versão 11.

A cada conta paga com PIX ou débito automático cadastrada na promoção, o cliente receberá 1 (um) número da sorte. Caso seja cadastrado ou cadastre-se para receber a conta por e-mail, ele receberá 1 (um) número da sorte extra.

No site da promoção www.cemig.com.br/contacompix, com seu cadastro já realizado, clique em ENTRAR, acesse com seu CPF, CNPJ ou RANI e SENHA e selecione a opção MEUS NÚMEROS DA SORTE no menu.

Serão 5 sorteios de R$5.000 (cinco mil reais) com 4 ganhadores cada em créditos na Cemig via desconto na conta de luz referente a uma única instalação que cumpra os requisitos do regulamento e seja de titularidade do vencedor contemplado no sorteio. O crédito deverá ser consumido em até 24 meses.

Os sorteios serão realizados pela extração da Loteria Federal nos dias: 30/03/2022, 13/04/2022, 30/04/2022, 14/05/2022 e 28/05/2022.

Conforme descrito em regulamento, não será permitido ao contemplado trocar seu prêmio por nenhum outro, tampouco distribuí-lo ou convertê-lo, total ou parcialmente, em dinheiro, de acordo com o Art. 15, § 5°, do Decreto n° 70.951/72.

O resultado da promoção será divulgado em até 10 dias úteis após a data da apuração no hotsite da promoção: http://www.cemig.com.br/contacompix. O contemplado será comunicado no prazo de 15 dias úteis pela empresa promotora através de telefonema, e-mail ou outros meios de contato disponíveis no cadastro realizado pelo contemplado.

O participante contemplado deverá apresentar e entregar, no ato do recebimento do prêmio, cópia do seu RG, CPF e conta de luz Cemig.

O prêmio é pessoal e intransferível e será entregue livre de ônus ao contemplado no prazo de até 30 (trinta) dias contados da data da extração de acordo com o artigo 5º do Decreto 70.951/72, mediante assinatura do Termo de Quitação e Recibo de Entrega do Prêmio.

Caso o titular da conta contrato contemplada não possa receber/retirar o prêmio a que tem direito, o mesmo poderá nomear outra pessoa para receber/retira-lo mediante a apresentação de procuração com estes poderes registrado em cartório.

Será desclassificada automaticamente, no ato da validação do resultado da Loteria Federal, o participante que: preencher o cadastro incompleto; preencher o cadastro em nome de outra pessoa que não seja o titular da conta; cadastrar uma conta que não seja proveniente de pagamento por meio de QR Code PIX ou débito automático; tenha realizado transação fora do período de 00h00 do dia 07/03/2021 até às 23h59 do dia 21/05/2022; estiver com alguma conta de consumo da Cemig inadimplentes ou com o pagamento da conta vencida não efetuado até o dia anterior à data do sorteio; estiver incluído na lista daqueles que se encontram proibidos de participar desta Promoção, em razão da existência de algum vínculo com a empresa promotora; possuir consumo não registrado de energia ou fraude, cuja a responsabilidade tenha sido imputada ao cliente nos 12 meses anteriores ao sorteio; não possuir contrato ativo com a Cemig.

O PIX é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), que proporciona a realização de transferências e de pagamentos por meio do QR Code.

Sim. O PIX é um meio de pagamento, assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago).

A diferença é que o PIX permite que qualquer tipo de transferência e de pagamento seja realizado em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, e a qualquer hora.

O acesso ao PIX ocorre exclusivamente pelos canais de atendimento das instituições financeiras e de pagamento.

Sim. O PIX está em funcionamento pleno desde 16 de novembro de 2020. Mais informações sobre essas fases podem ser consultadas nas Seções IV e V da Resolução BCB Nº 1, de 2020.

Qualquer pessoa física ou jurídica que possua conta em bancos tradicionais ou instituições de pagamento.

Sim. Ao concluir uma transação no PIX, um comprovante é gerado para o pagador. O comprovante deverá conter, no mínimo, o número da ID/Transação, o valor, a data/hora, a descrição da transação e as informações do destinatário (quem receberá o PIX) e do pagador.

Não necessariamente. Você precisará possuir uma conta em um prestador de serviços de pagamento (instituição financeira ou instituição de pagamento) participante do PIX. Essa conta pode ser uma conta corrente, uma conta de poupança ou uma conta de pagamento pré-paga.

O PIX não está restrito a bancos. Outras instituições financeiras e instituições de pagamento (como algumas fintechs) podem ofertar PIX. Exemplo: Voltz, PicPay e Bradesco.

Basta selecionar Ler o QR Code, na opção de fazer um PIX, no aplicativo de sua instituição financeira ou de pagamento, em seguida fazer a leitura do QR Code com a câmera de seu smartphone.

Não. De acordo com o art. 132, §1º, do Código Civil, obrigações com vencimentos em dias não úteis têm seu vencimento postergado para o dia útil imediatamente posterior, independentemente do meio de pagamento utilizado.

Ao utilizar o QR Code (pela leitura ou pela opção “PIX Copia e Cola”), o app de sua instituição indica, na tela de confirmação da operação, as informações do recebedor. Confira se os dados coincidem com o da pessoa ou empresa a quem você deseja efetuar o pagamento. Caso os dados não coincidem, é importante que busque a informação correta com o destinatário, para que confirme os dados, efetue sua operação com sucesso e evite golpes ou pagamentos para o destinatário incorreto.

Não. A chave PIX é utilizada para fazer movimentações de transferências, para pagamento via QR Code não há necessidade de chave, apenas selecionar a opção PIX no aplicativo ou site de seu banco ou fintech de sua preferência.

Você pode enviar sua dúvida preenchendo o formulário no final desta página.

Responderemos o mais rapidamente possível.

Para simplificar o cadastro das contas de luz pagas por QR Code PIX ou débito automático, agora só é necessário informar a data de referência da conta (mês e ano). Se você já se cadastrou utilizando a Série U, não se preocupe, os números da sorte continuam válidos e você não precisa realizar mais nenhuma ação.

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